Como criar conteúdo para o Facebook e aumentar engajamento

Tempo de leitura: 8 minutos

Como criar conteúdo para Facebook, e ter mais engajamento?

Dominar a arte de como criar conteúdo para facebook é de fundamental importância já que a rede social já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo.

Você precisa de mais motivos para colocar a sua empresa no Facebook? Conquistar likes e seguidores não é uma tarefa difícil, basta investir em alguns anúncios que essa etapa está cumprida.

Mas a grande e importante missão das marcas é obter um relacionamento duradouro com as pessoas por meio da página.

Aprenda a seguir, como criar conteúdo para Facebook e engajar seus fãs!

 

Humanize a sua marca

Antes de falar como criar conteúdo para Facebook, vale ressaltar que ele é uma rede social e isso significa que as pessoas que estão na página gostam de se relacionar.

coisas para postar no facebook

Uma boa forma de criar relacionamentos e conexão com outras pessoas é sendo próximo. Ou seja, sobre como criar conteúdo para o Facebook, o mesmo deve ter uma linguagem mais leve e pessoal.

As pessoas querem sentir que a marca não é apenas um negócio, mas sim uma conexão com o próximo.

Utilize o bom humor, sentimentos e até piadas (mas nada de exageros!) para manter um tom de intimidade com o seu público.

Conte histórias que só a sua marca pode contar

As empresas mais bem sucedidas contam histórias e não apenas fatos. Reproduzir uma informação é fácil, mas o que engaja o leitor é a emoção que as histórias produzem.

Não é à toa que as novelas continuam fazendo sucesso mesmo com as mídias digitais.

Quando eu falo de contar histórias que só a sua marca pode contar, estou falando de autenticidade. Que tal interagir com o seu público? Conte histórias reais, de pessoas reais. Isso é o que funciona!

coisas para postar no facebook

Esqueça os likes, foque em engajar os seus fãs

Como eu disse acima, ganhar likes e seguidores é fácil e não é sinônimo de intimidade e engajamento com todos da página.

como impulsionar publicação no facebook

A moda atual é o uso de memes. Algumas empresas são campeãs em lançar alguns. Outras criam os seus próprios memes.

Imagine que o seu negócio é vender ração para cachorros. Faz sentido usar um meme de gato só porque ele está na moda? A resposta é óbvia.

Transforme uma data importante em campanha, e não apenas em memes que têm data de validade.

Complemente o conteúdo com imagens

Nas redes sociais, principalmente no Facebook, a famosa frase “uma imagem vale mais que mil palavras” tem quase razão.

Isso porque em uma comparação entre posts escritos e imagens, os posts escritos têm cerca de 85% de visualização.

como criar conteúdo para facebook

Isso não significa que as pessoas não leem, mas em meio a tantos conteúdos disponíveis, as imagens acabam chamando mais atenção.

Por isso, seja direto nas postagens e complemente com imagens interessantes e que se relacionam com o conteúdo.

Direcione o seu conteúdo para as pessoas certas

Iniciei essa conversa falando que o Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Mercados possuem dados demográficos (público-alvo: +25 anos, mulher, etc.), as pessoas que estão no Facebook são humanas. Portanto, tenha uma linguagem próxima.

como criar engajamento no facebook

Falando em como criar conteúdo para Facebook não significa que você deve falar com todas as pessoas. Mas sim, despertar sensações de que aquele conteúdo foi feito especificamente para “aquela” pessoa.

 

Os fãs ficam muito mais engajados quando se identificam com a marca, e isso só é possível com a criação de posts atrativos, de qualidade e relevantes!

Será que vale a pena impulsionar publicações no Facebook?

Vamos continuar a nossa conversa sobre o Facebook mas agora analisando a ação de impulsionar publicação.

Quando você faz isso, a publicação escolhida é exibida com mais destaque tanto no feed de notícias, quanto no Instagram.

Mas será que vale a pena fazer isso? Vamos analisar juntos!

Maior alcance

Sim, o Facebook possui uma área de propagandas, localizada do lado direito. No entanto, quando você decide clicar em impulsionar publicação, o post em questão vai aparecer no topo do feed de notícias do público escolhido e não no campo de propagandas, como muito pensam.

estratégias de engajamento no facebook

Essa é uma das principais vantagens desse investimento.

Além disso, impulsionar um post é a única forma que você tem de garantir que as pessoas realmente vejam o que foi produzido.

como criar conteúdo para facebook

Assim você consegue um maior alcance, mais “curtidas” e, consequentemente, maior visibilidade da sua marca.

Para se atingir esses objetivos, já fica definido aqui, no início de nossa análise, que o impulsionamento é o melhor caminho, ainda que ele seja pago.

A estratégia da nossa empresa é buscar resultados a longo prazo, desse modo trabalhamos 100% orgânico, mas isso não significa que não concordamos com a função impulsionar publicações, isso depende de estratégia para estratégia.

Menor retorno orgânico

Depois que o Facebook criou a opção de impulsionar publicação, é possível notar que está cada vez mais difícil atingir um grande número de pessoas, principalmente para aqueles que estão começando ou que não possuem muitos seguidores.

Há estudos e alguns boatos de que o número dos seus fãs e seguidores que veem suas postagens de forma orgânica, fica apenas entre 1% e 3%!

Contudo, antes de julgar o Facebook e achar que esse baixo número de retorno orgânico é estratégico, é preciso ser justo com a Rede.

Lembre-se que constantemente ela demonstra grande crescimento e possui mais de 1,6 bilhão de usuários, isso sem falar no número de postagens diárias, o que significa muito mais conteúdo produzido e compartilhado.

Então, como garantir que todos vejam tudo? A conta simplesmente não fecha!

Um presente para você que deseja montar o seu negócio online. Basta clicar na imagem e pegar o seu E-Book Grátis.

 

Segmentação

O fato de você conseguir segmentar um post ao impulsioná-lo também é uma “mão na roda”!

Isso evita, inclusive, desperdício de dinheiro, pois você consegue escolher o público-alvo daquela publicação específica, mas não esqueça de se preocupar em  como criar conteúdo para facebook.

Dá para direcionar o post para as pessoas que curtiram sua página, para as pessoas que curtiram sua página mais os amigos delas ou até mesmo criar um direcionamento mais detalhado, de acordo com a cidade, o estado e o país, o gênero, a idade, dados demográficos, interesses e comportamentos.

Caso ainda não tenha percebido, isso te dá o poder de criar uma promoção e impulsioná-la apena para um grupo de pessoas, a fim de atraí-las.

E olha, esse foi só um exemplo, pois você consegue criar várias estratégias de marketing com as opções que existem dentro do “impulsionar publicação”.

Conclusão

Embora existam muitas dúvidas polêmicas quanto ao impulsionamento de posts, inclusive com boatos de compras ilegais de “likes”, a analise nos mostra um caminho sem volta: para atingir alguns objetivos dentro do Facebook, é preciso recorrer ao botão impulsionar publicação.

Por isso, minha recomendação é que você, se já não o faça, comece a aderir a esse investimento, como já foi dito acima, caso você queira resultados imediatos.

Mesmo assim, não adianta impulsionar se você não souber como criar conteúdo para facebook!

Porém, tenha consciência de que, como qualquer outro gasto, esse também deve ser planejado e voltado apenas para publicações que relatem novidades ou que realmente deem algum retorno para a sua empresa.

Uma outra rede social importante é o Instagram, veja nesse artigo como aumentar o número de seguidores nessa rede social.

Pesquisas relacionadas ao tema:

ideias de posts para facebook, posts criativos para facebook, tipos de post facebook, como criar conteudo para facebook, dicas de postagem no facebook, posts facebook, posts legais para facebook, postagens que fazem sucesso no facebook, coisas para postar no facebook, como conseguir curtidas no facebook, como impulsionar publicação no facebook, como impulsionar pagina no facebook, como postar video no facebook, aumentar engajamento no facebook, como criar engajamento no facebook, como ter engajamento no facebook, estratégias de engajamento no facebook, como aumentar engajamento no facebook

Gostou do pois? Compartilhe e deixe o seu comentário!

Até a próxima!

2 Comentários


    1. Sim Wagner Henrique. Nesse nicho é o inicio mas já tenho 6 anos de Marketing Digital. Esse Blog é experimental que será construído aos poucos. Forte Abraço e Obrigado.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.